12 novembro, 2007

Um Poço Descoberto



Foi anunciado com todos os foguetes do costume, a "descoberta de um poço de petróleo" no offshore do Brasil onde a Galp tem uma participação.

Por ter andado uns tempos nessas áreas, dá-me sempre alguma vontade de rir a forma como se escreve sobre o assunto, um bocadinho de trabalho de casa não fazia mal nenhum. Sem querer ser um especialista na questão, que não sou, apenas uns quantos dados sobre a forma como estas coisas se processam, tanto quanto me foi dado ver.

A exploração de possíveis reservas é concessionada por blocos onde a área é especificada. Por contrato, há um período temporal de exploração de vários anos, o qual poderá passar à fase produção se entretanto for declarado o interesse comercial dos furos feitos, chamados poços de exploração.

A concessionária da área de exploração divide os custos agregando outros interessados, normalmente sob a forma de associação, escolhendo entre si qual a operadora que desenvolverá o trabalho a efectuar.

O que vai sendo encontrado é naturalmente ponderado levando em conta todos os factores que são sempre inumeros, pode suceder que os dados obtidos sejam guardados para "melhores dias" ou "melhores interesses", consoante acordem entre si os participantes na associação.

Muitas são as vezes em que os trabalhos de exploração se vão prolongando quase até ao limite de tempo concessionado para exploração, e só nessa altura, é declarado o achamento de reservas com interesse comercial. Um caso eu sei de ser declarado um poço comercial menos de um mês antes do fim do contrato.

É então o momento de dar a conhecer a nova área, à qual se atribui um nome, e publicitar o achamento de um ou mais poços com valor comercial, não encontrei pormenores sobre o anuncio feito, mas leva-me a crer que terá sido nomeado um determinado campo, no qual começou por ser declarado um poço com valor comercial, outros se seguirão, já que ninguém explora crude no mar a partir de um unico poço, daqui à fase efectiva de produção passará algum, longo tempo.

Isto é o que normalmente sucede, e julgo que não foi abandonado, ninguém fura e vai logo a correr gritar aos quatro ventos, "achei petróleo", olha logo que meninos.

ps: a foto foi "pescada" num site da Galp, e julgo sem errar que se refere a uma Plataforma de Produção, que normalmente estão ligadas a diversos poços em simutâneo.

Paco De Lucia Plays Cositas buenas

Vai estar por cá no dia 29 de Novembro, vamos ver se o consigo ir ver.
Para quem não conseguir ir, fica aqui um cheirinho, e que cheirinho

02 novembro, 2007

A não perder é delicioso e lê-se num instante


Já tinha visto o seu nome nas minhas andanças por Angola, mas devo confessar que nunca tinha lido nada deste autor

Há dias comprei dois dos seus livros e tenho-me deliciado a ler os mesmos, não sou critico especializado, apenas tenho o "vicio" de ler, coisas de, e sobre Angola, são naturalmente para mim apelativas.

Sobre Ondjaki eis o que recolhi por aí:

Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977.Interessa-se pela interpretação teatral e pela pintura (duas exposições individuais, em Angola e no Brasil). Participou em antologias internacionais. Escreve para cinema e co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá cresçam Pitangas, 2006). É membro da União dos Escritores Angolanos. É licenciado em Sociologia. Recebeu no ano 2000 uma menção honrosa no prémio António Jacinto (Angola) pelo livro de poesia Actu Sanguíneu. Em 2005 o seu livro de contos E se amanhã o medo obteve os prémios Sagrada Esperança (Angola) e António Paulouro (Portugal).

Ler "Os da Minha Rua" e "Bom dia Camaradas" é rever Luanda num tempo e num espaço muito especial, são livros pequenos que se leêm de rajada, não percam

O Pisca ia-se revoltando

Ia-me esgatanhando pelo facto de o ter deixado ao abandono tantos dias, mas já voltei, o Pisca já está mais calmo, com um pacote daqueles que ele gosta.