03 maio, 2007

Deixar de Fumar

Um comentário notável, feito no Portugal Diário sobre as novas leis anti-tabaco, não resisti a copiar

Tenho 42 anos, fumava desde os 17 anos, nos ultimos anos um maço por dia, em Abril de 2006 deixei o tabaco.Já antes tinha tentado: na 1ª gravidez deixei de um dia para o outro, mas um ano depois voltei a fumar;na 2ª gravidez, enjoei o tabaco e mantive-me sem ele durante 2 anos, voltei a fumar pelos mesmos motivos de sempre, dás a 1ª passa, sabe horrivelmente, mas persistes recomeçar com um cigarro e dai a uns meses estás no limite; tentei reduzir sem sucesso, dava por mim tempos depois a fumar quase o dobro, era compulsivo.
Em 2006 fartei-me.
Fartei-me dos aumentos no tabaco e da hipocrisia de saber que o grosso do preço do maço de cigarros eram impostos para as garras do governo.
Fartei-me da hipocrisia das campanhas publicitárias e das leis antitabaco.
Fartei-me da estupidez dos colegas não fumadores, prontos a cairem em cima de nós, mesmo à saida da porta da rua ainda nem sequer tinha acendido o cigarro.
Fartei-me dos ex-fumadores frustrados, que intimavam toda a gente ao seu redor para não fumar durante as constantes tentativas frustradas com "adesivos de nicotina", e que logo que voltavam ao vicio fumavam em todo o lado e estavam-se nas tintas para toda a gente.
Pois é, um dia fartei-me.
Fui de fim-de-semana, deitei o tabaco no lixo e não voltei a pegar num cigarro.
Durante as primeiras semanas custou-me a alma. A minha tolerancia desceu ao zero. Se alguem me dizia alguma coisa levava resposta pronta, directa e sem papas na lingua.
Foi dificil, foi à bruta, e meses depois a minha médica de familia quando soube disse-me que devia ter feito isso com acompanhamento ou medicação de substituição.
Tretas.
Deixava de sustentar o estado e as tabaqueiras com o dinheiro do tabaco, para passar a sustentar as farmaceuticas com dinheiro em comprimidos, pastilhas e adesivos de nicotina?Deixei de fumar e ponto.
Porque me fartei de ser escrava do vicio e do sistema que o rodeia.
Porque pela primeira vez vi que estava a ser manipulada por todos os lados, e percebi que o acto de largar tem que ser voluntário, nosso, e não dos outros.
Presentemente podem fumar ao meu lado, que eu obviamente sinto a falta do cigarro no dedo, ou depois do café, ou quando vou a um bar e não tenho um cigarro de intervalo entre as bebidas.
Mas cheguei até aqui, apenas 1 ano depois, com total consciencia que a tentação é para toda a vida.
Com a consciencia de que não posso sequer voltar a cair em tentação.
Simplesmente NÃO POSSO nunca mais VOLTAR a fumar.
Porque nada me garante que numa proxima vez conseguiria voltar a ter a mesma RAIVA que me levou a deixar de fumar.
Fiquei com a sensação que foi daquelas coisas que nos acontecem apenas uma vez na vida.

Este depoimento talvez me ajude a seguir o exemplo e também ter a mesma RAIVA, se acontecer eu conto.

Até lá, onde estão as leis que irão proibir aquela cortina de fumo que podemos ver no Rossio ou pela Avenida da Liberdade ao meio da tarde ? Será do tabaco ? Ou aí a coisa muda de figura ?

Sem comentários: