09 maio, 2007

Especialistas

Em cada caso mais ou menos trazido para a discussão publica, assiste-se cada vez mais a fenómenos intrigantes.

Por um lado, e basta ler os comentários às noticias, desatam a aparecer "especialistas", no assunto em causa dando os seus palpites como verdades absolutas, que se não fossem na sua maioria de rir até às lágrimas, acabam outros por ser em si mesmos doentios pela falta de meio dedo de inteligência e bom senso.

Estaria assim provada a pouca ou nenhuma necessidade de cultura ou conhecimento, temos, economistas, financeiros, juristas e recentemente especialistas em investigação criminal, se levasse-mos a sério a maioria dos tais "comentários".

Ao menos podiam ficar apenas pelo futebol, é bem mais salutar.

Um outro fenómeno, este muito mais preocupante, é assistir diariamente nas tvs, e é quase transversal, ao convite feito a verdadeiros especialistas, para colocarem o seu "carimbo" nos delírios dos entrevistadores, os quais, feitos "papagaios de orelha", vão debitando afirmações e, quando as mesmas não correspondem às respostas dos entendidos no assunto, quase os insultam, desviando a conversa, interrompendo a despropósito e colocando questões que não lembrariam a ninguém pela sua cretinice.

Se no primeiro caso, os comentários, o direito ao disparate está incluído nos direitos do cidadão, no segundo é bem pior, chama-se distorcer a verdade, manipular as pessoas e se tal não bastasse, ausencia de educação, ao menos isso deveriam ter, aprende-se entre os 4 e os 12 anos, depois ....... não há charme que a substitua.

Vem ao caso, depois de ouvir na SIC (09.05.2007), jornal da noite, uma das pivots de serviço quase a insultar um dirigente da Assoc.Sindical da Judiciária, faltando apenas mandá-lo calar.

Sem comentários: