17 maio, 2007

Uma Foto


Aconteceu por razões profissionais, que depois de ter "andado" por Angola acabar por ir ter ao Lubango (antiga Sá da Bandeira), terra linda de ficar sem respiração pelo muito que nos entra pelos olhos.


Não vou falar dos sitios do costume.


Também pelas mesmas razões deslocava-me com regularidade até às zonas da Chibia, e mais ainda, 40 quilometros por picada até ao meio do mato.


Sucedeu uma dia numa dessas viagens, acompanhado sempre com a minha máquina, no disparar a torto e direito ir dar com a imagem que acima vos mostro.


A cara ficou aí e esses olhos grandes como a lonjura que se alcançava do sitio onde ele olhava para mim, junto ao bebedouro dos bois, perto do que julgo ser a Mãe e os mais habitantes do sitio.


Onde morava não sei, é normal na zona constituirem-se vários povoados, com as suas regras ancestrais e transmitidas de geração em geração.


Aprenderá desde muito pequeno como viver, não digo sobreviver, porque a sua sabedoria será imensa na forma como lida com o que o rodeia e como ultrapassa as dificuldades.


Terá um amor aos animais em especial ao gado, constituirá para ele a riqueza maior.


Ao cruzarmos a picada quase não os vemos, mas estão lá e sabem de nós, o que fazemos e quem somos, porque passamos ali com alguma regularidade, são até capazes de dizer o que fazemos em cada dia que por ali vamos, mais ou menos devagar, assim a estrada o permita.


Não sei se terá ido à escola para aprender a ler e a escrever, provavelmente a que existe ou deveria existir, terá todas as dificuldades se é que terá inclusivé alguém que possa ensinar.


Acabará por crescer por ali, certamente sem documentos, sem telemóvel, sem tvcabo, sem shopping center, sem tenis de marca.


Aprenderá tudo o que terra lhe vai ensinando e os "Mais Velhos", como se diz, lhe irão transmitindo.


Só espero que uma malária mal curada não o vá ceifar, por dificuldade de assistência ou tratamento tradicional mal gerido.


O mais certo é que nunca mais o venha ver.


Mas fica aqui o olhar de meio espanto e com muito orgulho de si mesmo.


Para os que estando em Luanda, pouco mais passam além das redondezas também fica esta imagem

Sem comentários: