28 junho, 2007

Isto Vem de Longe

Mais de 1800 pedreiras estão a laborar ilegalmente em Portugal, estando legalizadas apenas 151. Todas as empresas tinham existência legal até 2002, altura em que entrou em vigor o decreto-lei n.º 270/2001, que regula o sector extractivo no domínio terrestre.

(imaginem quem era o Ministro do Ambiente)
....

Situação que, diz este responsável, ultrapassou, "pela negativa, todos os cenários mais pessimistas", sendo que grande parte dos pedidos de adaptação (mais de quatro centenas) andam ainda "perdidos" entre as direcções regionais dos ministérios do Ambiente e da Economia.

in D.Noticias - 8 de Agosto de 2005 - paula cardoso almeida - coimbra

http://dn.sapo.pt/2005/08/08/tema/ha_mais_1800_pedreiras_ilegais.html

Pesquei o exemplo acima indicado, retirei um bocadinho, mas vale a pena ler o resto.

Há varios anos, dado estar ligado ao sector foi-me contada a forma como esta legislação foi produzida, segundo me disse quem tem uma larguissima experiência, foram ler leis por vários sitios, descobriram uma, julgo que em Espanha, traduziram a coisa e vai de assinar e mandar publicar, está arrumada a questão.

Mas o hábito ficou, e assim tem vindo o Governo a produzir papel, relatórios, estudos comissões e sei lá que mais, onde se acaba por "parir" as mais belas peças, que se não fossem apresentadas como sérias, seriam de certeza escritas pela pena dos Gatos, na sua maioria é muito simples, tesoura e cola e está a andar

Uma ficou-me na memória, depois de um estudo profundo (quanto teria custado ?) descobriram um dia a forma para resolver o problema da Segurança Social, tão simples como isto.

O utente pagava o medicamento por inteiro, remetia a documentação aos serviços competentes e seria reembsolsado depois. Certissimo, todos os problemas resolvidos a ver:

- Fim das dividas à farmácias
- Redução no numero de medicamentos a serem comparticipados
- Dada as dificuldades da maioria dos pensionistas comprariam muito menos medicamentos
- Sem medicamentos acabariam por sucumbir mais dia menos dia
- Reduzia-se drásticamente, por força da natureza e das doenças, o numero de pensionistas em poucos anos

Melhor é impossível, o estudo foi anunciado, andou pelos jornais e depois deve ter recebido ordem parar e silenciar a questão, entretanto a dita Comissão recebeu pela obra-prima produzida claro.

Começam a faltar palavras e a paciência para quem tem o defeito de estar mais ou menos atento.

ps: Desculpem este post estar um bocado baralhado, e ainda não aprendi a fazer links.

3 comentários:

Coca disse...

Também há uma outra hipótese a ponderar. Atirar o barro à parede para ver se pega. E mesmo que não cole todo, algum lá vai ficando.

Pisca disse...

Chama-se AVSP e esteve em moda por aí

A Ver Se Pega

Coca disse...

Vou ver se não me esqueço, porque é uma boa sigla.