03 junho, 2007

Serra da Leba


Em Angola, cerca de 35km depois do Lubango, na estrada que liga ao Namibe.

Por razões profissionais, fiz este caminho várias vezes por mês, a Leba sempre foi algo de fascinante. Na descida estamos ao percorrer 16km, julgo não errar, a passar de 1.800 metros para o nível do mar, nas curvas e contracurvas vamos sucessivamente encontrando desde macacos sentados à beira a olhar o transito, até às nuvens que vemos por cima no inicio e vamos furando quase sem dar por isso, é a natureza em ecran gigante à nossa volta a desfilar.

Na primeira descida, depois de ver a Serra conforme a foto que juntei, ia algo aterrado, mas de facto, tirando 3 ou 4 ganchos logo ao inicio, desde que se tenha algum cuidado, quando damos por nós já chegámos às Mangueiras, onde no seu mercado podemos comprar muito boa fruta e artesanato.

É uma obra de engenharia incrível, penso que completada no principio dos anos 70, com a guerra ainda sofreu um bocado, mas está em perfeitas condições.

Todas as pessoas que levei ao local ficavam com a respiração suspensa ao vêr o espectáculo do seu esplendor.

Dizem que a Serra da Leba é um manual completo para qualquer geologo ou interessado no assunto.

Tive a sorte de conviver com ela.

ps: clique em cima da foto e terá toda a vista no ecran, vale a pena

3 comentários:

Ninas disse...

Fiquem sem palavras. Que paisagem maravilhosa.

Pisca disse...

Se não conhece, tem que o fazer um dia

África esmaga-nos

Coca disse...

É o que se chama ser esmagada pela paisagem. fez-me lembrar Curral das Freiras, na Madeira (com as devidas proporções. Um abraço.